Regeo Geossintéticos 2023

Palestrantes Confirmados

Investigação geoambiental e controles tecnológicos
em aterros sanitários

PALESTRANTE

Prof. Ph.D. José Fernando Thomé Jucá (UFPE)


Atualmente é Professor Titular da UFPE e Coordenador do Grupo de Resíduos Sólidos da UFPE, onde coordena a Rede Biogás FINEP que envolve 9 instituições brasileiras, com objetivo de ampliar o uso de biogás como alternativa de energia a partir dos resíduos sólidos urbanos. No período de 2019 até 2020 teve contrato com a UNESCO/ADASA para o diagnóstico da situação atual e intervenções necessárias no Aterro Sanitário de Brasília (DF). Em 2020 coordena o projeto executivo do Aterro Sanitário de Missão Velha (Consórcio Cariri – CE/ Ecoterra Ambiental) e em 2021/23 desenvolve Estudos e Projetos para Recuperação Ambiental do Lixão do Roger-PB e criação do parque socioambiental (Consórcio Terra & Promon Engenharia). Este projeto faz parte do Programa Cidades Sustentáveis do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). Atualmente é consultor do BID para Encerramento dos Lixões de Valença e Senhor do Bonfim na Bahia. Coordena o projeto de encerramento do Lixão de Itacaré – BA pela GIZ/Alemanha, e o encerramento do Lixão de Mirueira (PE) pela UNIDO (UNESCO para a Industria). Em 2021 iniciou o programa de monitoramento sustentável do Aterro Sanitário de Guarabira – PB (Ecosolo). Coordena o projeto de produção de biometano com resíduos orgânicos da CEASA (apoio FINEP, CNPq e CEASA-PE)

Desaguamento de resíduos com aplicação de geossintéticos

PALESTRANTE

Profa. D.Sc. Denise de Carvalho Urashima (UFMG)

Atualmente é Professora Titular do Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais CEFET-MG, graduada em Engenharia Civil pela UNESP, possui mestrado e doutorado pelo Instituto Tecnológico de Aeronáutica (ITA) e pós-doutorado pela Universidade Federal de Ouro (UFOP). Líder de grupo de pesquisa certificado pelo CNPq intitulado “Geossintéticos aplicados em obras civis”, que realiza pesquisas com ênfase em engenharia geotécnica e aplicações de geossintéticos em obras de engenharia.

Modelagem do Fluxo de Água e Transporte
de Contaminantes em Solos e Rejeitos: Avanços Recentes
e Desafios Futuros

PALESTRANTE

Prof. D.Sc. André Luis Brasil Cavalcante (UnB)

Graduou-se em Engenharia Civil na Universidade de Brasília em 1997 e posteriormente obteve seu mestrado (2000) e doutorado (2004) em Geotecnia na mesma instituição. Realizou três pós-doutorados no Brasil (2007-2010) e um pós-doutorado (2015) na Universidade do Texas em Austin, nos Estados Unidos. Atualmente é professor associado no Departamento de Engenharia Civil e Ambiental da Universidade de Brasília, presidente do Comitê Técnico de Geotecnia Ambiental da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS), membro dos Comitês Técnicos TC217 (Recuperação de Áreas Degradadas) e TC309 (Aprendizado de Máquina e Big Data) da Sociedade Internacional de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ISSMGE), coordenador pela Universidade de Brasília da Rede Acadêmica Brasil-Alemanha no âmbito do Projeto de Cooperação para a Proteção Climática na Gestão de Resíduos Sólidos Urbanos (ProteGEEr), pesquisador de produtividade PQ-2 do CNPq, membro do conselho editorial e revisor de diversas revistas nacionais/internacionais, líder do Grupo de Pesquisa em Inovações e Tecnologias Aplicadas à Geotecnia Ambiental (GEOFLUXO) e tutor do Programa de Educação Tutorial em Engenharia Civil da Universidade de Brasília (PET CIVIL). Coordena e participa de diversos projetos de pesquisa, inovação e desenvolvimento com financiamento institucional da CAPES, CNPq, FAPDF e ANEEL/CEB/NEOENERGIA/FURNAS. Já atuou como consultor e coordenador de comitês para agências nacionais de financiamento à pesquisa. Foi Presidente do Núcleo Regional Centro-Oeste da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS) por dois mandatos consecutivos (2019-2020 e 2021-2022). Foi também coordenador do curso de Engenharia Civil da Universidade de Brasília (2018-2020) e coordenador do Programa de Pós-Graduação em Geotecnia na mesma instituição (PROEX) (2016-2018)

 

Encapsulamento de contaminantes por meio de barreiras compactadas e geomateriais estabilizados com agentes aglomerantes

PALESTRANTE

Prof. D.Sc. Eduardo Pavan Korf (UFFS)

Engenheiro Ambiental pela Universidade de Passo Fundo – UPF (2010). Mestre (2011) e Doutor (2014) em Engenharia (área de concentração Meio Ambiente/Geotecnia) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS. Professor Adjunto na Universidade Federal Fronteira Sul – Campus Erechim – RS, onde atua no Programa de Pós-Graduação em Ciência e Tecnologia Ambiental e curso de Engenharia Ambiental e Sanitária. Atualmente, exerce o cargo de diretor de Pesquisa da UFFS (Gestão 2019-2023). É Bolsista de Produtividade em Pesquisa do CNPq – Nível II desde 2021. Tem experiência na área de Geotecnia Ambiental, Resíduos Sólidos e Poluição Atmosférica. É líder do Grupo de Pesquisa em Resíduos e Geotecnia Ambiental – REGEOAMB. Secretário do GT em Geotecnia Ambiental da ABMS (2021-2022).

Vazamentos na Geomembrana de reservatórios/lagoas: como mitigar os riscos?

PALESTRANTE

Profa. D.Sc. Elisabeth Ritter (FEN/UERJ)

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1977), mestrado em Engenharia Civil (Geotecnia) pela PUC do Rio de Janeiro (1988) e doutorado em Engenharia Civil (Geotecnia Ambiental) pela COPPE/ UFRJ (1998).
É Professora Titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ).
É professora permanente do Programa de Pós-graduação em Engenharia Ambiental, mestrado profissional e do Doutorado em Engenharia Ambiental da UERJ.
Faz parte do programa de incentivo a pesquisa da UERJ (PROCIÊNCIA) desde 2002.
Foi coordenadora adjunta do Doutorado em Engenharia Ambiental (2017 a 2019) e foi Coordenadora do Programa de Pós graduação em Engenharia Ambiental (2016 a 2018). Tem experiência na área de Engenharia Geotécnica onde atuou em projetos de estabilização de taludes, barragens de terra e barragens de rejeito de mineração, na Geotécnica S.A. Foi editora de Resíduos Sólidos do Periódico Engenharia Sanitária e Ambiental (2014 a 2016).
É membro da ABMS (Associação Brasileira de Mecânica dos Solos) e da ABES (Associação Brasileira de Engenharia Ambiental e Sanitária).
Atua como pesquisadora e consultora na área de Geotecnia Ambiental, Disposição Final de Resíduos Sólidos e Gestão de Resíduos Sólidos.
Pesquisa transporte de contaminantes nos solos e medidas mitigadoras para migração de contaminantes de lixiviados e gases em solos, e remediação de áreas contaminadas por petróleo bruto.

Resíduos de Construção e Demolição Reciclados (RCD-R) em Estruturas com Geossintéticos: Sustentabilidade Reforçada

PALESTRANTE

Prof. D.Sc. Eder Carlos Guedes dos Santos (UFG)

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade de Pernambuco (2004), mestrado em Geotecnia pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (2007) e doutorado em Geotecnia pela Universidade de Brasília (2011).
Realizou estágio de doutorado no Royal Military College of Canada (Canadá) e desenvolveu pesquisa de pós-doutorado na Kunming University of Science and Technology (China).
Atualmente, é professor dos cursos de graduação da Escola de Engenharia Civil e Ambiental (EECA) da Universidade Federal de Goiás (UFG) e do Programa de Pós-Graduação em Geotecnia, Estruturas e Construção Civil (PPGGECON).
Tem atuado principalmente nos seguintes temas: geossintéticos, solo reforçado, reciclagem e resíduos de construção e demolição (RCD).

Geossintéticos, Meio ambiente e o Universo Nano: Perspectivas

PALESTRANTE

Prof. D.Sc. Orencio Monje Vilar (EESC/USP)

Graduado em Engenharia Civil com Doutorado em Geotecnia pela Escola de Engenharia de São Carlos – USP e Pós-doutorado no Centro de Experimentación de Obras Pública (CEDEX), Madrid, Espanha.
Atualmente colabora com o Departamento de Geotecnia da Escola de Engenharia de São Carlos, tendo assessorado diversos órgãos de pesquisa, como a FAPESP, onde foi Coordenador de Engenharias I; a FINEP; a CAPES e o CNPq, onde cumpriu a função de membro do Comitê de Assessoramento da Engenharia Civil. Foi editor da Revista Solos e Rochas da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica.
Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Mecânica dos Solos, e entre seus temas de interesse incluem-se o comportamento geotécnico de solos, com ênfase em solos não saturados, aterros sanitários e comportamento mecânico de resíduos sólidos urbanos e desempenho de barreiras impermeabilizantes compostas por solos compactados e geossintéticos

Geossintéticos em mineração: Avanços e Perspectivas

PALESTRANTE

Profa. D.Sc. Maria das Graças Gardoni Almeida (UFMG)

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Ouro Preto (1980), mestrado em Geotecnia pela Universidade de Brasília (1995) e doutorado em Geotecnia pela Universidade de Brasília (2000) e, doutorado sanduiche pela CAPES na École Polytechnique de Montreal, Canadá.
Realizou o estágio Pós-Doutoral na Universidade Joseph Fourier (UJF), Grenoble, França e, no Instituto Nacional de Pesquisa de Ciência e Tecnologia para o Meio Ambiente e a Agricultura (IRSTEA), Anthony, França em 2011. 
Em 2004 recebeu o IGS Award pela contribuição nos estudos de Filtração e Drenagem com Geossintéticos e a Medalha da Inconfidência em 2019. É Professora Associada aposentada da Universidade Federal de Minas Gerais, onde atuou na Graduação em Engenharia Civil e
Engenharia Ambiental e no curso de Mestrado em Geotecnia e Transportes da UFMG. Atualmente atua no Programa de Pos-graduação em Engenharia de Minas do CEFET-Araxá. Tem atuado como revisora de trabalhos para: Geotextile & Geomembrane, Geosynthetic International, Canadian Geotechincal Journal (Canadá); Geotecnia (Portugal) e Soils & Rocks (Brasil).
É também membro da Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica (ABMS), da International Geosynthetics Society (IGS), membro do Conselho e do Comitê de Educação da IGS Internacional e da Comissão de Normas da IGS Brasil.
Atualmente é Vice-Presidente da IGS Brasil. Coordenou vários projetos de pesquisa com órgãos de fomento como CNPq e FAPEMIG e com empresas com ênfase no desempenho dos geossintéticos em geotecnia e meio ambiente.
Tem experiência em Engenharia Civil, na área de Geotecnia, com ênfase em Mecânica dos Solos e Geossintéticos. Atua com geossintéticos, principalmente em: barragens, mineração, obras de proteção ambiental, geotecnia experimental e pavimentação.

Microscopia eletrônica e Inteligência Artificial na análise de resistência de interface envolvendo geomembranas

PALESTRANTE

Prof. D.Sc. Gregório Luís Silva Araújo (UnB)

Graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (2002), mestrado (2004) e doutorado (2009) em Geotecnia pela Universidade de Brasília.
Estágio de pós-doutorado na Universidade do Texas em Austin (2017-2018). Atualmente é Professor Associado III da Universidade de Brasília (UnB), lecionando na graduação e na pós-graduação.
Orienta alunos de mestrado e doutorado. Possui artigos publicados em periódicos, congressos e simpósios nacionais e internacionais. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Geossintéticos.

Inovações em Geossintéticos

PALESTRANTE

Prof. D.Sc. Jefferson Lins da Silva (EESC/USP)

Graduado em Engenheiro Civil – UFAL (2004), Mestre em Geotecnia – EESC/USP (2006), Doutor em Eng. Civil (Eng. de Estruturas) – EESC/USP (2011) com período sanduíche na University of Nebraska-Lincoln – EUA (2010). Pós-Doutor em Eng. Civil pela EESC/USP (2013) e pela Universidade do Porto – Portugal (2017). Livre-docente em Geotecnia pelo SGS-EESC-USP (2019). Leciona para os cursos de graduação em Engenharia Civil e Engenharia Ambiental sobre temas relacionados à Mecânica dos solos e Geossintéticos. É professor permanente no Programa de Pós-Graduação em Geotecnia e no Programa de Pós-graduação em Engenharia de Transportes, ambos na EESC/USP. Responsável pelo Laboratório de Geossintéticos da EESC/USP. Coordenador do Curso de Engenharia Civil da EESC/USP desde 2019. Vice-Chefe do Departamento de Geotecnia (SGS) da EESC/USP desde 2021. Coordenador da Comissão de Estudo Especial de Geossintéticos da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) de 2014 a 2020. Parecerista de agências de fomento e de congressos e revistas nacionais e internacionais. Membro de sociedades de cunho científico e tecnológico, cultural e profissional: ABMS, ANPET, IGS e ABRATEC.

Tendências atuais e futuras na investigação geotécnica de estruturas de disposição de rejeitos de mineração

PALESTRANTE

Prof. D.Sc. Alessander Christopher Morales Kormann (UFPR/Fugro)

Possui graduação em Engenharia Civil pela UFPR, mestrado pela PUC-Rio e doutorado pela Escola Politécnica da USP. É professor do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Civil da Universidade Federal do Paraná.
Tendo atuado como country manager das operações da Fugro no Brasil e no Chile, atualmente é diretor técnico da empresa para a América Latina.
Possui 30 anos de experiência em obras e projetos de P&D nos setores de mineração, infraestrutura e óleo & gás em diferentes países, continuamente liderando a introdução no Brasil de novas tecnologias de investigação geotécnica, ambiental, instrumentação e de metodologias para o gerenciamento de riscos geotécnicos em encostas.
Recebeu em 2005 o Prêmio Costa Nunes, pela melhor tese de doutorado do país em geotecnia e, em 2014, o Prêmio José Machado, pela melhor obra geotécnica instrumentada.
Atuou como presidente nacional da ABMS – Associação Brasileira de Mecânica dos Solos e Engenharia Geotécnica no biênio 2017-2018.

O impacto de incertezas geológicas na previsão de fluxo e no rastreamento de partículas subjacentes a um aterro de resíduos sólidos

PALESTRANTE

Prof.Ph.D. Manoel de Melo Maia Nobre (UFAL)

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Alagoas (1984), mestrado em Engenharia Civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1987) e PhD em Civil Engineering – Water Resources – University of Waterloo (1992)- Canadá.
Foi professor da Universidade Federal de Alagoas e professor visitante de diversas universidades brasileiras tendo orientado teses de mestrado e doutorado.
É revisor do Journal of Hazardous Materials e já atuou na mesma condição da Revista Brasileira de Recursos Hídricos.
Foi coordenador de Programa de Qualificação Institucional entre a UFAL e COPPE/UFRJ junto à CAPES na área de Modelagem Hidrológica e Gestão de Recursos Hídricos.
Atua profissionalmente junto às indústrias químicas, petroquímicas e de mineração em projetos de Remediação de Solos e Águas Subterrâneas, Recuperação de áreas degradadas e programas de gestão do uso e da proteção de bacias hidrológicas e hidrogeológicas.
Como pesquisador atua principalmente nos seguintes temas: processos de contaminação e recuperação de solos de águas subterrâneas, Barreiras Reativas, Modelagem Numérica, Estocástica, Geostatística,
Análise Quantitativa de Riscos, Geotecnia Ambiental e Interação de recursos hídricos de superfície/subterrâneos e impactados por atividades antrópicas.
É membro de diversas associações científicas e profissionais, brasileiras e internacionais.

 

Projeto e Desempenho de Muro em Solo Reforçado de Grande Altura

PALESTRANTE

Engº.D.Sc. Paulo José Brugger (Brugger Engenharia Ltda)

Possui graduação em Engenharia Civil – Departamento de Engenharia Civil – UFRGS (1987), mestrado em Engenharia Civil – Programa de Engenharia Civil – COPPE-UFRJ (1991) e doutorado em Engenharia Civil – Programa de Engenharia Civil – COPPE-UFRJ (1996).
Atualmente é consultor e e Diretor da Brugger Engenharia Ltda. Tem experiência na área de Engenharia Civil, com ênfase em Processos Construtivos, atuando principalmente nos seguintes temas: métodos numéricos, contenção, aterros, solo reforçado e argila.

Contenções com Geossintéticos: Inesperados Esperados

PALESTRANTE

Profº M.Sc. Rogério Santos Menezes (CONCRETA ENGENHARIA LTDA)

Formado em Engenharia Civil pela UFBA (1985), Mestrado em Engenharia Civil, com ênfase em Geotecnia, pela PUC-Rio (1988).
Gerente Técnico do Setor de Geotecnia da Concreta Engenharia, e  professor aposentado do Instituto Federal da Bahia (IFBA) e consultor em Geotecnia.
Possui experiência em projeto e obras de muros de contenção, terraplenagem, pavimentação e rodovias.

Mineração de Aterros: Avanços e Desafios

PALESTRANTE

Profa. D.Sc. Miriam Gonçalves Miguel

Formada em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia de São Carlos/USP (EESC/USP), concluindo o curso em 1993, é mestre em Geotecnia pela EESC/USP, obtendo o título em 1996, e doutora em Engenharia de Estruturas, também pela EESC/USP, recebendo o título no ano de 2000. Como formação complementar, concluiu a especialização em Análise Ambiental em Ciências da Terra, pela Universidade Estadual de Londrina/UEL, em 2002, e formou-se em Bacharel em Ciências Sociais pela mesma universidade em 2004. No período de agosto de 1997 a agosto de 2004 foi Professora Adjunta na Universidade Estadual de Londrina/UEL, ministrando disciplinas nos cursos de Graduação em Engenharia Civil (Mecânica dos Solos e Fundações e Obras de Terra) e em Arquitetura e Urbanismo (Mecânica dos Solos e Fundações), coordenando projetos de pesquisa e de extensão e orientando alunos de Iniciação Científica. De março de 2003 a agosto de 2004, atuou no programa de Pós Graduação em nível de Mestrado em Engenharia de Edificações e Saneamento da UEL, ministrando disciplinas (Propriedades Físico-Químicas dos Solos e Comportamento de Fundações Correntes), orientando alunos e supervisionando projetos de pesquisa.
Desde setembro de 2004 tem atuado como Professora Doutora na Universidade Estadual de Campinas/Unicamp, 
ministrando disciplinas no curso de Graduação em Engenharia Civil (Mecânica dos Solos, Maciços e Obras de Terra I e II, Geotecnia I e II), orientando alunos de Iniciação Cientifica e coordenando projetos de pesquisa. Desde março de 2005 a novembro de 2012, atua nos cursos de Mestrado e Doutorado do Programa de Pós Graduação em Engenharia Civil da Unicamp, ministrando aulas na área de Geotecnia Ambiental e de Comportamento de Solos Tropicais e orientando alunos. Em extensão, coordena o curso de extensão Investigação Geoambiental, desde 2008, também ministrando aulas no mesmo. Em dezembro de 2012 recebeu o título de Livre Docente pela Unicamp.
Os resultados de suas pesquisas se encontram em publicações científicas nacionais e internacionais na área de Geotecnia, especificamente nas linhas de pesquisa em Fundações, Investigações Geotécnicas, Mecânica dos Solos e Geotecnia Ambiental.

Roadways over Expansive Clays: Characterization of the Problem and Mitigation using Geosynthetics

PALESTRANTE

Prof. Jorge G. Zornberg, Ph.D., P.E., F.ASCE (University of Texas at Austin)

Dr. Zornberg, P.E., F. ASCE, is the Brunswick-Abernathy Regents Professor at the University of Texas at Austin.
He has over 35 years’ experience in research and practice in geotechnical, geosynthetics, transportation, and geoenvironmental engineering.
He earned his B.S. (Hons.) from the National U. of Cordoba (Argentina), his M.S. from PUC-Rio (Rio de Janeiro, Brazil), and his Ph.D. from the U. of California at Berkeley.

Utilização de fosfogesso em obras geotécnicas

PALESTRANTE

Márcia Maria dos Anjos Mascarenha

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal do Piauí (2000);
Mestrado em Geotecnia pela Universidade de Brasília (2003;
Doutorado em Geotecnia pela Universidade de Brasília (2008);
Atualmente é professora associada da Escola de Engenharia Civil da Universidade Federal de Goiás, exercendo atividades de ensino, pesquisa e extensão no curso de Engenharia Ambiental e no Programa de Pós-Graduação em Geotecnia, Estruturas e Construção Civil (PPGECON);
Orienta alunos em iniciação científica (PIBIC e PIVIC), mestrado e doutorado.
Tem experiência na área de Geotecnia, atuando principalmente nos seguintes temas: Reutilização de Resíduos, Solos não saturados, Erosões e Ensaios de laboratório.
Tem atuado na Política Pública de Popularização da Ciência por meio de organização de livros e cartilhas.

Durabilidade dos Geossintéticos

PALESTRANTE

Eng° D.SC. José Luiz Ernandes Dias Filho (EESC/USP)

Doutor e mestre em Engenharia Civil pela UENF, onde desenvolveu pesquisas na área de projetos de geotecnia com aplicação de geossintéticos e rochas, bem como seu comportamento a longo prazo. É revisor de periódicos nacionais e internacionais, entre eles, Soil and Rocks e International Journal of Geosynthetics and Ground Engineering. Foi coordenador do Núcleo Jovem da IGS Brasil de 2018-2022 e atuou como professor na UFJF, UENF, IFF e FASAP entre 2011 -2019. Atualmente é pós-doutorando em Geotecnia pela Escola de Engenharia de São Carlos da Universidade de São Paulo (EESC-USP) e Co-chair Pan Americano dos Young Members da IGS.

Ações CTG/ABINT ao Mercado de Geossintéticos

PALESTRANTE

Prof. D.Sc. Fernando Luiz Lavoie (ABINT)

Engenheiro Civil e Doutor em Geotecnia pela Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo. É Professor Doutor no Departamento de Geotecnia da Escola de Engenharia de São Carlos, Universidade de São Paulo (EESC/USP) e Coordenador do Laboratório de Mecânica dos Solos da EESC/USP. Atuou por 10 anos como docente no Instituto Mauá de Tecnologia (IMT), lecionando em disciplinas de Geotecnia no curso de Engenharia Civil. Foi o idealizador e responsável pela implantação do Laboratório de Geossintéticos do IMT. Atua como Pesquisador na EESC/USP nas áreas de Propriedades Geotécnicas de Solos, Melhoria de Solos e Geossintéticos. Atualmente coordena o Comitê Técnico de Geossintéticos da Associação Brasileira das Indústrias de Não Tecidos e Tecidos Técnicos (CTG ABINT).

Geossintéticos na Estabilização de Taludes com Face Vegetada: Desafios Futuros Rumo a Sustentabilidade

PALESTRANTE

D.Sc. Petrúcio Santos Junior (Maccaferri do Brasil)

Engenheiro Civil formado pela UFPE (Universidade Federal de Pernambuco), Mestre em Engenharia Civil com especialização em Geotecnia e Doutor em Engenharia Civil na área de Estruturas e Geotecnia pela UNICAMP (Universidade Estadual de Campinas). Professor Associado de Mecânica do Solo da Escola de Engenharia Padre Anchieta. Gerente do Departamento Técnico da Maccaferri América Latina, onde é responsável pelo desenvolvimento técnico de seus produtos e soluções.

AVALIAÇÃO DE ENSAIOS EM ESCALA REAL DE CAMADAS GRANULARES REFORÇADAS COM GEOCÉLULAS BIDIM WAVIN

PALESTRANTE

M.Sc. Michelle Pires De Albuquerque(BIDIM/WAVIN)

Engenheira civil e mestranda em Geotecnia pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo (USP). Possui 8 anos de experiência em projetos geotécnicos, sendo 3 anos trabalhando com projeto e instalação de Geossintéticos em obras de infraestrutura, ambiental e mineração.

Aplicação de Geossintéticos em obras de Engenharia

PALESTRANTE

Gustavo Kamakura (Ober Geossintéticos)

Graduado em engenharia civil pela Escola Engenharia de São Carlos (EESC-USP) (2021). Durante o curso realizou duas pesquisas de iniciação científica pelo Projeto PUB-USP.
Tendo ingressado, em 2022, na equipe técnica da Ober geossintéticos, como engenheiro civil. Atualmente, sou mestrando em geotecnia pela EESC-USP. Participou como co-autor das pesquisas:
“Prediction of non-woven geotextiles’ reduction factors for damage caused by the drop of backfill materials – Geotextiles and Geomembranes” (2023)
“Assessing and Predicting Geogrid Reduction Factors after Damage Induced by Dropping Recycled Aggregates – Sustainability” (2023).
Como autor das pesquisas, que serão divulgadas nos congressos REGEO e ICG:
– “Avaliação estatística do efeito de diferentes polímeros coagulantes no desaguamento de sedimentos por meio do ensaio de coluna por gravidade – REGEO 2023”.
– “Radial and axial analyze of the dewatering performance in geotextile tubes by bench-scale dewatering tests – 12 ICG Roma 2023.